Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


START AND PLAY: AS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS.

Autores:
Roselma Vieira Cajazeira (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental II, mais especificamente alunos do nono ano, estudantes de inglês de uma escola pública na cidade de Eunápolis. Na ocasião, a pesquisa contou com a participação de nove estudantes (13 a 16 anos) que se disponibilizaram para falar de suas experiências nas aulas de inglês partir do uso dos jogos online como possibilidade de aprendizagem desse idioma. Diante do questionamento sobre o que fazer para que aulas de inglês se tornem atraentes, este trabalho se propõe investigar quais as representações dos alunos diante do uso de jogos online como metodologia de ensino de inglês, de forma que eles passassem a ser estudantes autônomos, participativos e atuantes nessas aulas. Este trabalho é de cunho etnográfico pelo fato de acompanhar e investigar por meio de aplicação de questionário quais as mudanças sobre o aprendizado dos alunos, e, por fim culmina na análise e conclusão dos dados coletados. O estudo conclui que o uso dessa estratégia metodológica fez com que os alunos se sentissem mais entusiasmados para aprender e interagir com a língua, visto que, no jogo além da amplitude de vocabulário, eles interagem com os personagens e aprendem de forma mais prazerosa.