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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O PROFESSOR E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENTRE O LETRAMENTO E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS

Autores:
Nayanne Viana de Oliveira (UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins )

Resumo:

Neste pôster apresentamos os resultados de um projeto de extensão com professores em formação inicial do Curso de Letras, realizada na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, campus de Araguatins. O objetivo é contribuir na formação complementar das alunas-estagiárias do curso através da realização das oficinas de letramento com alunos do 6° ano, tratando sobre letramento, práticas de leitura e escrita, elaborando atividades pedagógicas e instrumentalizando-as para a atuação em seus futuros ambientes de trabalho. Constitui-se por propor ações cooperativas de mão dupla, de caráter interdisciplinar articulando ensino, a pesquisa (pode ser objeto de iniciação científica e/ou TCC) e a extensão da formação de profissionais para a Educação Básica, ao possibilitar o diálogo entre os estudos teóricos da academia e a prática pedagógica vivenciada na sala de aula. Os procedimentos metodológicos agregam a pesquisa interdisciplinar (VASCONCELOS, 2008) e sua forma de abordagem é Qualitativa (OLIVEIRA, 2004). Considerando o Letramento como uma prática social, as teorias abrangem: Letramento (KLEIMAN, 2003; 2006; STREET,  2007, 2010; SOUSA, 2013, 2017; BARTON, 1998; HEATH, 1982; ROJO, 2009). Novos Estudos do Letramento (STREET, 2012 e 2014, 2012). Os resultados apontam que partir do desenvolvimento do projeto foi possível perceber avanços nos aprendizados docentes e alunas-estagiárias, reconhecendo os atores do processo como agente de letramento. Ressalta-se, entretanto, que foram percebidos avanços na tomada de consciência quanto à prática pedagógica e suas dificuldades no cotidiano escolar, principalmente, aquelas relacionadas às necessidades dos estudantes que não conseguem avançar em suas aprendizagens de leitura e da escrita, nas diferentes áreas do conhecimento, isto é, não só na aula de língua portuguesa, mas também nas demais aulas, uma vez que todas as disciplinas se utilizam da leitura e da escrita para trabalharem seus diferentes conteúdos.