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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Uso das redes sociais e a aprendizagem da Língua Portuguesa padrão escrita

Autores:
Célia dos Santos Sales (UNIR - Universidade Federal de Rondônia )

Resumo:

A presente pesquisa tem por abrangência os estudos descritivos e aplicados de línguas e linguagens, mais especificamente tem o intuito de descrever e analisar a presença de mudanças fonéticas, morfológicas e sintáticas nos usos que se faz da língua portuguesa na internet, nas redes sociais e no espaço escolar, pois “A língua existe não por si mesma, mas somente em conjunção com a estrutura individual de uma enunciação concreta. É apenas através da enunciação que a língua toma contato com a comunicação, imbui-se do seu poder vital e torna-se realidade”(BAKHTIN, 1995, p. 154). 

De acordo com POSSENTI(2006), “a identidade da língua é, por razões que até hoje não são completamente claras, relacionadas à escrita”. A abordagem desta questão nos remete à grafia correta das palavras que, com o advento da internet e, consequentemente, do Internetês, nos faz refletir sobre os processos de mudanças da língua na atualidade. POSSENTI(2006), ainda defende que a maneira como os usuários da internet escrevem, deveria ser um lugar no qual as pessoas que estudam a língua pudessem aprender e não, simplesmente, motivo de críticas por parte de alguns puristas, uma vez que, a língua é viva e está em constante evolução. É justificável um projeto de pesquisa que vislumbra estudar o objeto proposto pela necessidade de se discutir e analisar o uso das redes sociais e, consequentemente, sua linguagem; o objetivo de seu uso; como esse uso é administrado pelos estudantes dentro de cada modalidade: virtual e em sala de aula; e ainda as mudanças ocorridas na aprendizagem da norma culta em sala de aula.