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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O dialogismo em textos multimodais: uma análise de textos publicitários à luz de Bakhtin

Autores:
Maria de Fátima Camilo (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo:

O dialogismo em textos multimodais: uma  análise de textos publicitários à luz de Bakhtin

Maria de Fátima CAMILO1

Generosa Camilo GOMES 2

Geralda Camilo GOMES 3

RESUMO

            O advento das novas tecnologias trouxe consigo drásticas mudanças nas formas de comunicação e interação numa sociedade letrada moderna. Tal fenômeno nos permite participar cotidianamente de uma comunicação cada vez mais  rápida  e concisa,  com  novas maneiras de organização das  mensagens verbais e não verbais.  Essas transformações na comunicação impõem aos sujeitos, uma habilidade mais aguçada de interpretação, pois em geral os discursos se materializam em textos híbrídos, que associam vários elementos em sua composição,  a exemplo do texto publicitário, que em sua  multiplicidade  de sentidos,  tem como propósito, em geral,  persuadir seus leitores consumidores através de jogos de palavras e imagens estrategicamente organizado para esse fim. Em vista disso, o presente artigo tem como objetivo principal   discutir acerca do dialogismo presente em textos multimodais cuja composição é marcada pela presença de múltiplas semioses. Para compor o corpus do trabalho, escolhemos dois textos publicitários: o primeiro é uma propaganda da Pepsi, com o ator Fábio Assunção e o segundo é das lojas Marisa, uma grande loja brasileira, os quais servirão de aporte para nossa discussão acerca do dialogismo do Círculo de Bakhtin. Têm-se como subsídios teóricos os postulados de Bakhtin (2015), Brait (2013-2016), Brandão (2013), Maingueneau (2016), dentre outros. Nesse aspecto, esperamos encontrar como resultado, após as discussões, a confirmação de que  o texto publicitário, bem como todo e qualquer  discurso materializado traz sempre consigo o discurso do outro. Esperamos ainda, contribuir para fomentar o interesse pelo aprofundamento teórico sobre o assunto, como também incentivar professores de Língua Portuguesa a fazerem uso desse gênero textual nas aulas de leitura e produção textual.

Palavras-chave: Bakhtin; dialogismo; multimodal.