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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Alice no País das Libras: Uma experiência e reflexão pedagógica de letramento para educandos surdos.

Autores:
Suellym Fernanda Opolz (UFPR - Universidade Federal do Paraná )

Resumo:

Ler e escrever podem ser fascinantes, quando a aprendizagem é ambientada por temáticas que despertem o interesse e estimulem o imaginário infantil. E para os alunos surdos, que aprendem a ler pela via lexical, a prática de letramento precisa ser instigante, conduzindo e desafiando o educando ao uso funcional da leitura e da escrita e à descoberta de um mundo de conhecimentos, tal como a menina Alice, de Alice no País das Maravilhas, na obra de Lewis Carroll. Ou seja: o processo de letramento precisa ser significativo, com temas que despertem o interesse das crianças, para uma efetiva construção de sua aprendizagem. Assim, este projeto de letramento pela via direta - realizada entre agosto e setembro 2016, em turma do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola de educação bilíngue para surdos - foi contextualizado na obra Alice no País das Maravilhas, tendo por objetivo estimular a leitura e desenvolver a escrita. Tal projeto mostrou-se efetivo, oportunizando ao aluno surdo a construção e assimilação de significados para palavras, frases e textos lidos, e desenvolvendo o uso funcional da leitura e da escrita em Português brasileiro - na perspectiva bilíngue de uma segunda língua, já que a língua natural do educando surdo é a Libras. Então, utilizando a Libras como ferramenta de mediação e pautando-se na interdisciplinaridade, este projeto de letramento foi estruturado em etapas de leitura, interpretação, produção e narrativa - promovendo atividades de análise linguística, leitura ideovisual de variados gêneros textuais e produção escrita de textos coletivos e individuais - contextualizadas no enredo da obra de Lewis Carroll.


Agência de fomento:
Universidade Federal do Paraná