Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA: OFICINAS DE MÚSICAS PARA APRENDIZES DE LÍNGUA E CULTURA ESPANHOLA

Autores:
Maria Elia dos Santos Teixeira de Carvalho (IFBAIANO - INSTITUTO FEDERAL BAIANO)

Resumo:

A língua espanhola é a segunda mais falada no mundo, por pertencer ao mesmo tronco linguístico da língua portuguesa há uma identificação dos falantes brasileiros pelo idioma. Este projeto, tem como objetivo trabalhar oficinas da língua e cultura espanhola para alunos do IFBaiano campus Uruçuca e os idosos da casa do idoso de Uruçuca, a partir do gênero textual música, com vistas a promover a troca de vivências e aprendizagens entre os jovens e os idosos. Esse gênero é um recurso didático imprescindível na mediação entre a cultura e a aprendizagem de uma língua estrangeira. Sabemos que a música está presente no cotidiano das pessoas, dentro dessa perspectiva  propomos trabalhar oficinas de língua e cultura espanhola a partir das músicas latinas. O referido gênero possibilita a consolidação de novas culturas, aprendizagens, valores, além das questões linguísticas presentes nas letras das músicas. A relevância da nossa proposta reside na participação da comunidade interna do IFBaiano campus Uruçuca, bem como da comunidade externa: os associados da Associação Comunitária do idoso de Uruçuca, carinhosamente conhecida como “casa do idoso”. As oficinas ocorrerão da seguinte maneira: os alunos do IFBaiano terão as oficinas no campus e a comunidade externa terá as oficinas na casa do idoso. Após essas etapas haverá momentos de integração entre os dois públicos: os alunos do campus farão uma performance musical para os idosos e vice-versa. Na culminância faremos um baile na casa do idoso com o tema “Ritmos latinos” com a participação de todos os envolvidos. Nossa pesquisa será de natureza qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação, a metodologia será: seleção do material teórico; revisão bibliográfica, bem como discussões ancoradas em: ALMEIDA FILHO, J.C.P. de (1995), BRÉSCI, Vera Pessagno (2011), RJAGOPALAN, Kanavillil (2003) e SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. (2003). O presente projeto está na fase da seleção do material teórico.


Agência de fomento:
PIBIEX