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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ESTUDOS DIALÓGICOS E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM EDUCAÇÃO: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO REFLEXIVA DOCENTE

Autores:
Márcia Adriana Dias Kraemer (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul)

Resumo:

Este estudo, que se insere no âmbito da Linguística Aplicada, utiliza, como pressupostos teóricos, o encontro da Análise Dialógica do Discurso, da Teoria Dialética do Conhecimento e da Pedagogia Histórico-crítica, direcionado à reflexão acerca do processo de formação inicial e continuada de professores e as ações docentes na Educação Básica. A pergunta que norteia a investigação indaga em que medida a triangulação do recorte teórico proposto pode contribuir para a apropriação do conhecimento de língua materna na escola. O objetivo, portanto, é refletir acerca desses fundamentos, a fim de responder à questão problematizadora, por meio de uma proposta didático-metodológica, delimitada no estudo dos gêneros discursivos, que possa adequar-se ao contexto educacional vigente. Justifica-se esse viés, uma vez que ainda se testemunha, nas práticas escolares, processos de ensino linguístico norteados pela concepção decorrente do subjetivismo idealista ou do objetivismo abstrato, desprivilegiando, por exemplo, o contexto de produção da linguagem, a sua dinamicidade, historicidade, heteroglossia ou plurilinguismo. Com efeito, trata-se de uma pesquisa teórica, para fins práticos, com abordagem qualitativo-interpretativa e intuito explicativo. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliograficamente, com método dialético de análise e de interpretação das informações. A contribuição alcançada é a de apresentar uma proposta didático-metodológica, mesmo não afastada dos conflitos e das incertezas decorrentes do processo, que possa viabilizar um percurso direcionado a perspectivas que entendam a educação como transformadora e de qualidade. Manifesta-se, então, como um cenário plural, em que o professor, em formação inicial ou continuada, ao interagir com outros sujeitos de seu entorno, constrói sua autonomia, por meio da reflexão dialética constante.


Agência de fomento:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste