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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Abordagem Psicopedagógica para Atendimento Educacional Especializado de alunos com Transtornos de Aprendizagem

Autores:
Eva Aparecida de Oliveira (IFBAIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano)

Resumo:

Esse trabalho prentende estudar de que forma a abordagem psicopedagógica pode contribuir com o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão de texto do aluno com dislexia (um transtorno de aprendizagem). Os Transtornos de Aprendizagem são condições neurológicas específicas cuja característica principal é a quebra no processamento das informações em dadas regiões do cérebro, como aquelas responsáveis pelo processamento da linguagem escrita e o reconhecimento de grandezas matemáticas. Dependendo de como se manifestar, o transtorno condiciona uma dificuldade para a leitura e interpretação de textos em geral. A capacidade intelectual da pessoa não é afetada, mas o transtorno leva a dificuldades para o aprendizado escolar (www.dislexia.org.br). Sendo assim, cabe ao profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado nas escolas contribuir para que essas dificuldades sejam contornadas. Dentre as possibilidades de acompanhamento e contribuição para o desenvolvimento do aluno, orientações psicopedagógicas podem contribuir para a escolha das ferramentas mais adequadas de acordo com a necessidade de cada indivíduo, visto que não exite um padrão para a Dislexia. Embora na legislação (Estatudo do Deficiente) não conste artigo específico com relação aos Transtornos de Aprendizagem, é tarefa dos docentes e da comunidade proporcionar condições para que todos tenham “ igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Dessa forma, esse trabalho partirá dos conceitos advindos da Neurociência e Neurobiologia como fundamentação teórica acerca dos Transtornos de Aprendizagem (em especial a Dislexia) e a trará a abordagem psicopedagógica associada à teoria da Aquisição de Linguagem (destacando-se a leitura e interpretação de textos) dentro da área de Língua Portuguesa para a prática de intervenção.