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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


METODOLOGIAS ATIVAS: POSSÍVEIS PRÁXIS METODOLÓGICAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Lorena Chagas Lemos Pinho (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo:

Este trabalho nasce da percepção empírica e teórica vivida pela autora em sala de aula, ministrando a disciplina de língua portuguesa que pesquisando variadas práticas pedagógicas encontra as proposições das Metodologias Ativas. Observou-se que o ensino de língua portuguesa vem acontecendo de forma tradicional sem considerar as modificações e necessidades da nova linguagem e comunicação para os jovens. A literatura vigente aponta o valor do uso das Metodologias Ativas ao propiciar o dinamismo necessário para gerar nos alunos a empolgação para aprender. O objetivo do presente estudo foi a partir da pesquisa de campo, construir um caderno de atividades com foco nas metodologias ativas para aplicação no nono ano do ensino fundamental para professores da língua portuguesa. O pressuposto do estudo foi de que o uso de um caderno de atividades com sugestões de práticas de ensino mediadas pelas Metodologias Ativas irá auxiliar o professor na promoção do ensino para que os alunos tenham um papel mais dinâmico e efetivo na sua própria aprendizagem. O estudo de abordagem teórico-aplicado de natureza qualitativa adotou o estudo de caso junto a cinco professores da área de língua portuguesa. A coleta de dados se deu com entrevistas semiestruturadas e observação participativa do trabalho dos professores participantes do estudo. Os resultados permitiram delinear as práxis metodológicas dos professores frente ao ensino da língua portuguesa e subsidiar os fundamentos do caderno pedagógico de ensino pautado nas metodologias ativas voltado para o nono ano do ensino fundamental.


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CAPES