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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Complexidade das estratégias da manipulação de atenção: corporeidade e linguagem

Autores:
Karina Viana Ciocchi Sassi (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

Esta comunicação refere-se à pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar as estratégias pragmáticas que crianças empregam para recuperar a atenção da mãe numa cena de interação denominada EAC (Espaço de Atenção Conjunta). As bases teóricas que instrumentalizaram essa pesquisa provêm de diversas áreas, tais como Neurosciência (DALGALARRONDO, 2011), Psicologia (TOMASELLO, 1999), Arqueologia da Mente (MITHEN, 2002), Linguística Cognitiva (GIVON, 2005) e Linguística (SEARLE, 2012). Por meio de vídeos doados por mães em momentos de interação lúdica com seus filhos em ambiente doméstico, identificamos e categorizamos algumas estratégias evidenciadas por conhecimentos pragmáticos e culturais na linguagem infantil de crianças de 2 a 6 anos. Concluímos que, além da atuação de aspectos físicos (por exemplo, do aparelho fonador), de aspectos processuais (por exemplo, os contextos interativos) e aspectos psíquicos (por exemplo, a vontade), são fatores socioculturais que, em paralelo, atuam para que a criança alcance a atenção da mãe, condição precípua para que restabeleça o EAC. Identificamos que as estratégias pragmáticas variariam em grau de complexidade a depender da maturidade das crianças. As crianças de mais tenra idade e de menor maturidade tendem a mobilizar mais o corpo como ferramenta manipulatória, e as mais maduras tendem a evidenciar seu background cultural, além das estratégias remanescentes da protolíngua (conceito inspirado em Damásio para remeter aos estágios mais incipientes de interação durante o processo de aquisição de linguagem). Constatamos, durante as análises, que as ideias de gradação e de complexidade legitimam-se como traços definidores de atitudes pragmáticas, adotadas por crianças, que podem serrealocadas em dois grupos etários: de 2 a 4 anos; e de 5 a 6 anos. Esse rearranjo reflete a descoberta de que as estratégias para retomada de EAC distinguem-se nesses entre esses grupos.