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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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DAS PÁGINAS DO CADERNO À PÁGINA DA HOMEPAGE: OS MULTILETRAMENTOS E A ESCRITA DAS FANFICS

Autores:
Antonilma Santos Almeida Castro (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Lucivania Silva Lopes Rios ()

Resumo:

O presente texto apresenta resultados do projeto de intervenção desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras-Profletras, com alunos do nono ano, em uma escola da zona rural do semiárido baiano. O projeto intitulado Sendas do Letramento Literário pela magia do romance: uma proposta de intervenção teve como propósito estreitar as relações entre o aluno e texto literário, por meio das práticas de leitura, apropriando-se da noção dos multiletramentos.  As ideias centrais do projeto eram: ampliar a competência leitora, fomentar a marca autoral na escrita e ampliar o conhecimento linguístico. Os procedimentos metodológicos são organizados por meio de uma Sequência Didática baseada em Dolz e schneuwly (2004), mas adaptada pela influência da Sequência Básica proposta por Cosson (2014). A partir da leitura do romance A menina que cavava com a caneta, de Sarah Correia, são realizadas discussões, diálogos intertextuais com outras obras e produção de fanfics. Inicialmente a escrita é feita no caderno. Na sequência, junto ao professor, os alunos fazem a reescrita dos textos e, por fim, postam a produção nas redes sociais, por meio de uma homepage específica para Fanfics. A fundamentação teórica para o estudo centra-se em Lerner (2002), Antunes (2006), Kleiman (2006), Koch e Elias (2009), e Rojo (2012). Os resultados apontam: (i) aprendizagens positivas  para alunos e professores, no sentido de ampliar o conhecimento e uso de redes sociais, em especial para os alunos que vivem em zona rural;( ii) a imersão docente na formação teórica a respeito da escrita na Fanfics, processo até então desconhecido; (iii) o envolvimento como prática social na escrita, exigindo dos alunos escritores, postura de autoria e responsabilidade na produção, que alcançaria outros ambientes que não a sala de aula; (iv)  o exercício reflexivo na produção textual, considerando a escolha vocabular, o estilo e os tipos de registros.

 


Agência de fomento:
CAPES