Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Loucura e resistÍncia: uma experiÍncia do Clube de Leitura Fragata

Autores:
Cassiana Lima Cardoso (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Raphaela Mendes Silva de Castro Lira (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

A comunicação pretende relatar parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Clube de Leitura Fragata: itinerâncias literárias. O projeto consiste em um clube interinstitucional, envolvendo escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira), Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, Colégio Estadual André Maurois (SEEDUC) e CIEP Ayrton Senna. Em nossa perspectiva, o processo de leitura consiste, sobretudo, em um ato físico. Assim, a dimensão performática concernente ao ato de leitura e os rituais desenvolvidos nos encontros dos clubes mostram-se fundamentais na condução de nosso trabalho. Leituras dramatizadas, vocalizações, exercícios de expressão corporal e respiração participam do conjunto de ações na formação do leitor literário. Apresentaremos estratégias de mediação (que preferimos chamar de intermediação) aplicadas no módulo intitulado “Loucura e resistência”. A experiência ensejada no ato de leitura e as estratégias de sensibilização utilizadas, como passeios ao Museu Arthur Bispo do Rosário e Museu do Inconsciente, encaminham nossas reflexões. Pretendemos também relatar como a experiência tem servido para pensarmos em mecanismos de aprendizagem para a leitura em sala de aula, e em como atividades extensionistas desse tipo podem colaborar para a formação do leitor na educação básica.