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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Do mangue ao fim do mundo: o percurso poético de Elza Soares

Autores:
Pablo Miranda de Paula (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

De acordo com o professor José Miguel Wisnik, apesar das pressões de mercado e da indústria cultural, um dos traços mais notáveis de nossa produção musical são os encontros possíveis entre a chamada alta cultura e as produções populares, em um campo rico em diálogo entre a cultura literária, plástica e teatral, dificilmente inteligível à luz da distinção usual entre música de entretenimento e música informativa e criativa. Em outras palavras, é possível afirmar que circula, entre nós, um saber poético-musical, capaz de fomentar identidades, regatar memórias coletivas e promover amplos debates. Desse modo, este trabalho tem por objetivo se dedicar a uma relação de parceria artística produtiva e atemporal: os poemas do modernista Oswald de Andrade performados pela cantora Elza Soares. Como resultado, a fim de compreender a relevância do intérprete de um poema musicado, esperamos contribuir para o debate interdisciplinar entre poesia e canção popular, evidenciando o percurso poético da voz de Elza Soares, cantora amplamente reconhecida por um fraseado que fissura a ordem preestabelecida em nossa sociedade. Nosso intuito, sob essa ótica, não só é sugerir interpretações sobre a relação existente entre poesia e música, mas também compartilhar dispositivos para a leitura eficaz de um poema, a partir da leitura de três obras indispensáveis:"O santeiro do Mangue" (1950), de Oswald de Andrade, "Do cóccxis até o pescoço" (2002) e "A mulher do fim do mundo" (2015), de Elza Soares.