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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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ANÁLISE DISCURSIVA DE PROPAGANDAS DA COCA-COLA NA PERSPECTIVA BAKTHINIANA

Autores:
Maria Estela Souto da Silva (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; Natália Henrique Quaresma (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; Joaquim Gomes Caclobo (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)

Resumo:

Este trabalho objetivou analisar as funções enunciativas presentes no discurso de alguns anúncios publicitários da Coca-Cola, produzidos e circulados em diferentes épocas no Brasil, desde o ano de 1954 até 2017. Para isso, partimos da perspectiva dialógica bakthiniana, considerando que os gêneros discursivos fazem parte das mais diferentes esferas sociais, relacionam-se com a atividade humana e possuem grande importância de estudo no campo linguístico. Nesse âmbito, a escolha do gênero publicitário para nossa análise possui papel relevante, uma vez que é marcado por distintas vozes sociais e se apresenta com ideologias que ora se aproximam, ora são confrontadas. Sendo assim, os pressupostos teóricos utilizados nesta pesquisa estão pautados nas ideias de Bakthin (1997), Fiorin (2006), Flores (2008), Oliveira (2013) etc., razão de realizarmos um estudo bibliográfico de abordagens de base discursiva, a fim de observar as sugestões de pesquisadores que estudam o funcionamento da língua, sobretudo no que diz respeito ao gênero publicitário. Para a produção deste artigo, foi de suma importância considerar aspectos relevantes ao gênero analisado, como o ano de circulação, o público-alvo e a temática abordada no texto, pois contribuíram significativamente para a produção de efeitos de sentido. Na análise, embora ainda em andamento, constatamos que o discurso da Coca-Cola pode ser visto como um reflexo de uma sociedade globalizada, que utiliza vários recursos linguísticos e discursivos na composição de enunciados. Além disso, observamos que a ideologia da marca em estudo é manter um mercado capitalista, constituindo intimidades conforme a rearticulação das práticas sociais dominadas pela organização da mídia global.