Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


UMA PROPOSTA PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA NA UFRRJ

Autores:
Juliana Barbosa de Segadas Vianna (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Carmen Pimentel (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo:

O subprojeto de Língua Portuguesa da Residência Pedagógica pretende ser uma alternativa ao estágio regular que se desenvolve na UFRRJ. Nos moldes atuais, a atuação do licenciando fica restrita à simples observação do que o professor regente faz em sala de aula da Escola Básica. A proposta do Programa de Residência Pedagógica visa a tornar o licenciando um sujeito ativo da prática pedagógica, revolucionando o modelo tradicional de estágio que caracteriza, atualmente, a IES, propiciando uma prática de regência em que o licenciando poderá, de fato, aplicar todos os conhecimentos adquiridos em sua formação. Para tanto, a execução do programa prevê três etapas a serem desenvolvidas em um ano e meio: participação em curso teórico ministrado pelas professoras-orientadoras; “imersão” nas escolas-parceiras; atuação prática dos residentes na condução de atividades. O curso procurou aprofundar os conhecimentos dos residentes e das preceptoras das escolas-campo com teoria sobre o uso de gêneros textuais e digitais no ensino de leitura e escrita. Para isso, recorremos a Bakhtin, Marcuschi, Koch e Bronckart, além dos documentos norteadores para o Ensino Básico (BNCC e PCN). A segunda etapa prevê um período de “imersão”, no qual os residentes passam a acompanhar as atividades desenvolvidas na escola, observando as aulas e estabelecendo o primeiro contato com professores e alunos. Nessa fase, serão planejadas oficinas, rodas de leitura, cine-debates, sarau que serão desenvolvidos pelos residentes na terceira fase do Programa. Com vistas a manter o registro das etapas de execução da Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, foram desenvolvidas estratégias de acompanhamento das atividades e reflexões dos residentes, principalmente por meio da manutenção de cadernos de pesquisa. Partindo do registro pessoal acerca da experiência vivida no projeto, o grupo de Língua Portuguesa tem publicizado seus resultados e produtos em um blog aberto ao público.


Agência de fomento:
CAPES