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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


SEGMENTAÇÕES DE PALAVRAS: A POESIA INFANTIL NO ENSINO DE ORTOGRAFIA

Autores:
Giovanna Jully Alves dos Santos (UNESP - Universidade Estadual Paulista )

Resumo:

Neste estudo, investigamos possibilidade de ensino de ortografia nos anos iniciais Ensino Fundamental a partir de poemas infantis selecionados da obra "Ou Isto ou Aquilo" de Cecília Meireles. Analisamos segmentações não convencionais de palavras, como "aresposta", identificadas em textos infantis antes e depois do trabalho com textos poéticos que apresentam segmentações alternativas de palavras, como "aponta" > "a ponta". A fim de verificar se a poesia infantil contribui para que crianças reflitam sobre a ortografia da língua portuguesa e sobre a relação entre fala e escrita, ambicionamos, de modo específico, (i) analisar quantitativamente as ocorrências de segmentações não convencionais, (ii) identificar e analisar qualitativamente as estruturas prosódicas e rítmicas mobilizadas nesses dados linguísticos e (iii) descrever possíveis correlações entre segmentações alternativas de palavras e segmentações não convencionais de palavras que se mostram relevantes para o ensino de ortografia. Para realização do presente estudo, inicialmente, foi feita coleta de produções textuais a partir de proposta textual com base nos poemas selecionados. Em seguida, apresentamos material áudio-verbo-visual aos alunos, de modo que pudéssemos promover discussão sobre possíveis segmentações de palavras e produções de sentidos dos enunciados escritos. Posteriormente, os alunos fizeram reescrita dos textos iniciais. Por fim, identificamos e analisamos qualitativa e quantitativamente as grafias não convencionais na primeira e na segunda produção de cada sujeito, considerando a natureza heterogênea constitutiva da escrita e identificamos as correlações de ordem prosódica e rítmica entre dados de segmentação não convencionais e segmentações alternativas de palavras com base dos pressupostos teóricos da Fonologia Prosódica. Resultados estatísticos de estudo prévio apontam relevância do trabalho com poemas infantis no ensino de ortografia. Além disso, encontramos correlações entre as estruturas prosódicas e rítmicas mobilizadas em ambos os tipos de segmentações de palavras e esse fator demonstra-se relevante para o ensino de identificação e emprego de fronteira de palavras.