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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Letramento digital e análise das fake news

Autores:
Samuel Ferreira dos Santos (IFB - Instituto Federal de Brasília) ; Christiane do Nascimento Pereira (IFB - Instituto Federal de Brasília) ; Luis Fernando Guieiro (IFB - Instituto Federal de Brasília)

Resumo:

Letramento digital e análise das fake news

O termo fake news refere-se a falsas notícias ou informações usadas principalmente em redes sociais. O uso das fake news tem sido  recorrente nas práticas de difamação de pessoas e organizações. Ante esse contexto, defende-se o desenvolvimento de um letramento digital crítico na educação básica. O letramento digital nas escolas é indispensável para a formação de crianças ou adolescentes que estabelecem relações sociais no mundo virtual.  Nesse sentido, é importante desenvolver habilidades para uma comunicação de forma consciente e para que os jovens possam lidar criticamente com que está exposto na internet. Para isso, é preciso capacitar professores para trabalhar com as tecnologias digitais que sejam capazes de analisar novos padrões de comportamento e novos questionamentos morais e éticos na sociedade que surgiram em decorrência do Mundo Digital, conforme aponta a Sociedade Brasileira de Computação. Considerando, pois, essas reflexões, foram desenvolvidas estratégias de formação voltadas para a educação básica com graduandos do curso de licenciatura em computação. Neste relato, será apresentado um dos produtos para desenvolver o letramento digital crítico na educação básica: ciclo de oficinas intitulado “Letramento Crítico e Cultura Digital”.  

Palavras chaves: Letramento crítico. Letramento digital, cultural digital. mundo digital. fake news  

Referência http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1177-diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica