Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Construção de uma plataforma digital para desenvolvimento de uma pedagogia para os multiletramentos na formação de professores.

Autores:
Jailson da Silva Brito (IFB - Instituto Federal de Brasília) ; Francisco Filipe Gonçalves Beleza (IFB - Instituto Federal de Brasília)

Resumo:

 

As escolas, de modo geral, possuem gargalos que dificultam o ensino-aprendizagem devido aos currículos escolares estarem estagnados e em sua maioria não representarem o contexto atual desses jovens. Amiel (2012) acredita que a transparência e o uso de práticas abertas compartilhadas podem promover o acesso igualitário à educação e à liberdade de aprendizado com oportunidades que tendem a incentivar cada vez mais práticas colaborativas meio a uma Educação Aberta. O diferencial desse tipo de educação é o fato de atender diversos contextos culturais e regionais em que estão inseridos os estudantes, levando profissionais da educação a serem mais autônomos, criativos e envolvidos. Essa colaboração voluntária cativa e valoriza o processo autoral. Assim propõe-se a construção de uma plataforma digital, que tem como objetivos oferecer apoio pedagógico para professores formados e em formação e promover uma discussão sobre metodologias ativas que incorporem a pedagogia dos multiletramentos: “caracteriza-se como um trabalho que parte das culturas de referência do alunado e de gêneros, mídias e linguagens por eles conhecidos, para buscar um enfoque crítico, pluralista, ético e democrático” (ROJO, 2012). Por meio de uma ferramenta livre baseada em CMS para criação e gerenciamento de ambientes virtuais, pensou-se em construir uma plataforma multilingue, acessível e intuitiva. A iniciativa trabalha com 4 temáticas que interagem e se complementam entre si, que são Computação, Espanhol, Inglês e Português e visa conectar pessoas de diversas localidades e disponibilizar um repositório de sequências didáticas, projetos, artigos resumidos e notas técnicas autorais para que possam ser utilizados nas práticas docentes dos interessados, além do compartilhamento de notícias nas temáticas abordadas. Como resultado, espera-se que com essa iniciativa haja mais interatividade entre pessoas no intuito de fomentar uma educação igualitária como estabelecido nos princípios do artigo terceiro da Lei 9394/96 por meio da formação continuada e a colaboração dos envolvidos.