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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITOR (A), AUTOR (A), ESCRITOR (A): O GÊNERO CRÔNICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Fabiane de Jesus Caldas Brito (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo:

Este estudo, de abordagem qualitativa, parte da adoção de procedimentos de pesquisa-ação e intervenção pedagógica, sob a orientação do professor Dr. Adelino Pereira dos Santos. Apresenta uma proposta, a partir de leitura e produção do gênero discursivo crônica, tendo a autoria docente como elemento motivador, a alunos do nono ano do ensino fundamental, do Colégio Municipal Hildécio Antônio Meireles, do distrito de Gamboa, Cairu- Bahia. Objetiva-se com essa proposta, analisar e discutir de que maneira o trabalho de leitura e escrita de crônicas poderá possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas do ler e do escrever, observáveis em suas produções, que representem avanços em suas competências linguísticas e textuais. Nesse sentido, partimos dos seguintes questionamentos: de que forma o trabalho de leitura e escrita de crônicas poderá possibilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas do ler e do escrever, observáveis em suas produções, que representem avanços em suas competências linguísticas e textuais? A hipótese é que a leitura e produção de crônicas, tendo a autoria docente como elemento motivador, poderão possibilitar aos alunos avanços significativos em suas habilidades de leitura e de escrita do gênero discursivo em estudo. Este estudo se baseia nos pressupostos teóricos de BAKHTIN (2011; 2016); COSSON (2018); KLEIMAN (1995 e 2004); KOCH (2007; 2015); MARCUSCHI (2008); SMITH (1989), ROJO (2005; 2009); e o modelo de sequência didática de DOLZ e SCHNEWULY (2004). Espera-se que a partir da aplicação da proposta de intervenção, os alunos desenvolvam as habilidades essenciais de leitura e escrita proficientes de crônicas.