Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


ELZA: nos versos, nos beats, na história.

Autores:
Rainy Sena dos Santos (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo)

Resumo:

Da intertextualidade à interdiscursividade, a canção “Elza”, composta por cada uma das integrantes do grupo Rimas e Melodias, carrega, para além da história de Elza Soares, uma homenagem à cantora por todos os seus anos de carreira, por toda sua história e por toda sua vida enquanto mulher negra. Por meio do conceito de dialogismo, postulado por Mikhail Bakhtin (2016), podemos perceber que a canção não só remete  à carreira e vida de Elza, mas também, metonimicamente, serve-se como trilha sonora para as intérpretes e para outras mulheres que tenham vivenciado situações semelhantes.  

Considerando essas questões, este trabalho analisa a forma e o conteúdo da canção, com o objetivo de desvendar como ambos estão imbricados e constituem seu efeito de sentido, revelando valores éticos e estéticos que perpassam tanto a vida da cantora homenageada quanto das artistas que a homenageiam.

Para tanto, adotou-se como base teórica a teoria dialógica do discurso desenvolvida por Bakhtin (2011) partindo dos conceitos de dialogismo, autor-criador, forma composicional, formas arquitetônicas e objeto estético, bem como os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade explorados por Fiorin (2006), além de estudos sobre negritude de Bernd (1988) e racismo de Santos (2005). Como estratégia metodológica, foi preciso realizar, previamente, levantamento bibliográfico, leitura, fichamentos e resenhas das teorias escolhidas e, por fim, sua aplicação no objeto de estudo.

Dos resultados parciais obtidos, percebe-se que cada integrante constrói efeitos de sentido na canção, de modo que é possível identificar o estilo de cada uma dentro do todo que é o objeto estético. Para além da forma composicional, também foi possível observar a atuação dos marcadores sociais da diferença como causa e efeito de algumas situações vivenciadas pelo(s) eu-lírico(s) da canção.


Agência de fomento:
CNPq