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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Projetos integrados ao ensino de Língua Portuguesa a partir do Programa de Residência Pedagógica: uma aplicação

Autores:
Evandro de Melo Catelão (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Resumo:

O presente estudo tem por objetivo apresentar propostas didáticas (projetos integradores) e dados das aplicações dessas propostas no ensino de Língua Portuguesa a partir do Programa de Residência Pedagógica - CAPES. Os projetos integradores dos residentes foram desenvolvidos na disciplina de Multimodalidade e Educação Não-presencial em curso de licenciatura em Letras de uma instituição de ensino federal do Paraná. Foram utilizados como pressupostos teóricos básicos para os projetos de aplicação estudos que tratam da multimodalidade, linguística de texto e do interacionismo sociodiscursivo. Os alunos aplicaram seus projetos nas escolas públicas onde fazem sua residência, buscando articular universidade, escola/campo de residência com os conteúdos e práticas presentes no curso de licenciatura e/ou na ementa da disciplina. As propostas relacionaram-se, em sua maioria, a sequências didáticas envolvendo leitura/escrita de diferentes gêneros do discurso apresentados pelos preceptores e que faziam parte da grade curricular dos anos/períodos nas escolas. Resultados preliminares das aplicações evidenciaram que a prática fortaleceu a formação dos discentes do curso de licenciatura, conduzindo o licenciando ao efetivo exercício e planejamento dos conteúdos e práticas aprendidos na IES. Nas escolas, os alunos de ensino básico e os preceptores evidenciaram grande receptividade na aplicação dos projetos, mostrando um exercício de maior protagonismo dos residentes em relação às atividades de estágio. 


Agência de fomento:
CAPES