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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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CRENÇAS DE PROFESSORAS SOBRE A LEITURA E SUA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores:
Christina Dalbertas (IPUSP - Instituto de psicologia da UNIVERSIDADE DE SâO PAULO)

Resumo:

RESUMO

D’ALBERTAS, Christina Jeanne Marie. Crenças de professoras sobre a leitura e sua aprendizagem no processo de alfabetização. São Paulo, 2014.125p. Dissertação (mestrado). Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo.

 

 

 

 Esta dissertação de mestrado teve como objetivo conhecer as crenças sobre a leitura, em seu uso, aprendizagem e ensino de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede do ensino público no interior de São Paulo. Para alcançar este objetivo foi realizada uma entrevista com estas professoras, utilizando a metodologia do grupo focal. As análises dos resultados e as discussões fundamentaram-se em duas principais concepções teóricas que permeiam as questões relativas à aprendizagem da leitura e da escrita: a abordagem da psicologia cognitiva e a apoiada na psicogênese da língua escrita. Com isso, buscou-se verificar expressões e aproximações das crenças dessas professoras a estes referenciais teóricos, de maneira consciente ou não. Os dados obtidos mostraram que as professoras têm como maior fonte de aprendizagem, formação profissional e sustento de suas ações docentes, a própria prática da sala de aula. Além disso, como principal resultado pode-se dizer que as professoras mostraram-se muito comprometidas, com o que chamaram de uma aprendizagem significativa e contextualizada da leitura e consideram o ensino das letras, de seus sons e das sílabas muito importantes neste processo.