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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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LITERATURA E DIVERSIDADE: ANÁLISE DE ALGUMAS OBRAS QUE COMPÕE O KIT DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores:
Shirlei Martins Duarte (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais)

Resumo:

Após quatorze anos de promulgação da lei 10.639/2003, alterada posteriormente
pela lei 11.645/2008, ainda nos questionamos sobre a efetiva inclusão das questões
étnico-raciais nas propostas pedagógicas. As referidas leis definem a
obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena
“no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística,
de literatura e história brasileira,”. Com vistas a concretizar as diretrizes preconizadas para a Educação das relações étnico raciais, a prefeitura de Belo Horizonte distribuiu para as escolas um acervo literário composto de obras que trabalham com a temática das referidas leis. Para este trabalho, serão analisadas algumas obras de literatura destinada à infância e que abordam essas questões. A importância de disponibilizar tais obras desde a educação infantil é corroborada por Barreiras e Vieira (2011 ) ao afirmarem que colocar a literatura afro e indígena no centro do processo educativo significa refletir sobre a diversidade étnico racial , reconhecendo e respeitando as diferenças. Este trabalho utiliza-se da metodologia da ACD Análise do Discurso Crítico para realizar a análise das obras disponibilizadas para as escolas e vêm indicando as diferentes possibilidades para o trabalho de valorização da diversidade. As análises indicam que
a inserção das produções literárias, do ponto de vista cultural étnico e social conduz a uma reavaliação de conceitos que interpretam a formação da nação e desmistifica a condição utópica que a nação é imposta hoje, neste ponto de vista as obras do kit permitem ao sujeito uma capacidade de se representar e reconhecer que as culturas africanas e indígenas influenciaram e ainda influenciam na formação da nacionalidade brasileira questionadora da ótica eurocêntrica.