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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Da pedra onde brotou uma flor: considerações sobre o conceito de Ferocidade Poética

Autores:
Franciane Conceição da Silva (PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Resumo:

O objetivo desse trabalho é analisar os contos “Ana Davenga”, de Conceição Evaristo, “Bife com batata-frita”, de Cristiane Sobral, e “Um só gole”, de Miriam Aves, no intuito de discutir o conceito desenvolvido em minha tese de doutorado, denominado “Ferocidade Poética”. Nesse sentido, é possível dizer que as autoras afro-brasileiras supracitadas, ao encenarem a violência em seus textos ficcionais, especialmente em alguns contos, apropriam-se de estratégias narrativas de grande efeito, mesclando brutalidade e ternura. De tal modo, podemos afirmar que se utilizando de uma expressão diferenciada, marcado por um olhar feroz, mas sem perder a poeticidade do dizer, Conceição Evaristo, Miriam Alves e Cristiane Sobral, muito mais do que descrever uma determinada realidade, buscam provocar o leitor a refletir de maneira profunda sobre o escrito e o inscrito. Além de representar uma realidade atravessada por violência e morte, os contos estudados buscam chocar os/as leitores/as, mas não é um mero choque que produz a perplexidade e a paralisia. Mais do que chocar, pretende-se afetar o/a leitor/a, afetá-lo de tal forma que o/a mova à ação. No intuito de compreendermos, de maneira mais específica, as estratégias literárias utilizadas pelas autoras estudadas, partimos do pressuposto de que as narrativas de violência, construídas por Evaristo, Alves e Sobral, abarcam técnicas literárias que dialogam com os Novos Realismos, discutidas, sobretudo, pelos estudiosos Tânia Pellegrini e Karl Erik Schøllhammer. Assim, no decorrer do artigo, aprofundamos a discussão do conceito “Ferocidade Poética”, mostrando que esse modo de encenar a violência, deve ser percebido não no sentido de banalizá-la, mas de ressimbolizá-la.