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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Coconstrução de sentidos e leitura como prática social na sala de aula de língua portuguesa

Autores:
Aline Salucci Nunes (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

No presente trabalho, pretendemos promover uma análise da fala-em-interação em sala de aula. Apoiados em Wittgenstein (1999 [1953]), assumimos uma perspectiva pragmática de linguagem e buscamos construir o entendimento sobre como os enquadres interacionais revelam o desenvolvimento da competência leitora de alunos do 4º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública do município de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro. Adotamos para a elaboração da aula que será apresentada a concepção de leitura como prática discursiva social, pois entendemos que o ato de ler é um processo de coconstrução de sentidos que se dá através da interação entre autor e leitor mediada pelo texto que atende a um determinado propósito comunicativo. Acreditamos, ainda que, no contexto da sala de aula, o professor, além de estabelecer os objetivos da leitura, também fornece condições para que a interação via texto aconteça – o que torna sua ação constitutiva da relação autor-leitor (KLEIMAN, 1989). Desse modo, elaboramos uma sequência de atividades com base na perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012), que foi gravada em áudio e integralmente transcrita para que os dados gerados fossem analisados com base na perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica e da Sociolinguística Interacional. Os resultados demonstraram que os enquadres e os posicionamentos negociados no fluxo na interação orientam a coconstrução de sentidos, que é sustentada nos jogos de linguagem promovidos pelos interagentes, e as práticas significativas de leitura, incorporadas ao contexto escolar, fomentam o processo de coconstrução de conhecimento.