Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO EM LEITURA E ESCRITA: UM INSTRUMENTO A SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DA PROFICIÊNCIA LEITORA E ESCRITORA

Autores:
Jackeline Silva (SME - SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE ACOPIARA) ; Raqueline Chaves de Araujo (SEDUC - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ)

Resumo:

Esta pesquisa tem como objeto a avaliação em leitura e escrita do desempenho de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Acopiara, estado do Ceará. Como objetivo geral, pretende-se conhecer a efetividade da função diagnóstica da avaliação em leitura e escrita, como instrumento interventivo voltado à construção da proficiência leitora e escritora de alunos. Especificamente, busca-se: conhecer os mecanismos utilizados para avaliar a leitura e a escrita dos alunos; identificar se esses mecanismos são adequados para diagnosticar o desempenho dos alunos em habilidades que contribuam, efetivamente, para a proficiência leitora e escritora; investigar se os resultados advindos dessas avaliações servem ao planejamento e execução de ações interventivas que visem à formação de leitores e escritores proficientes. Para tanto, adotou-se a pesquisa de natureza básica, visando gerar conhecimentos novos a partir de verdades universais. Quanto à forma de abordagem, além de mensurar, qualitativamente, os instrumentais e os resultados, estes serão condensados quantitativamente. Quanto aos fins, a pesquisa é exploratória e descritiva, uma vez que busca ampliar os conhecimentos sobre as práticas avaliativas e, ao mesmo tempo, registrá-los, analisá-los e ordená-los. Como procedimentos técnicos, optou-se por: pesquisa bibliográfica respaldada em Antunes (2009), Romão (2011), Luckesi (2001; 2018) e outros autores; pesquisa documental, a partir da captação e análise do instrumental de avaliação utilizado para avaliar a leitura e a escrita dos alunos; e levantamento, por meio de questionário aplicado a uma amostragem de 10 professores, com o intuito de conhecer as formas de utilização dos resultados da avaliação. A partir da pesquisa realizada, conclui-se que os instrumentais utilizados compõem-se de critérios suficientes para avaliar a proficiência dos alunos, cumprindo, assim, sua função diagnóstica. Entretanto, a execução de interventivas não é efetivada por todas as escolas, o que requer atenção imediata por parte do acompanhamento pedagógico.