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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Over Again: as Repetições nas Canções de Tim Maia

Autores:
Mariana Sbaraini Kapp (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Ao analisar a obra de Tim Maia de maneira aprofundada, é possível perceber que ela é bastante complexa, já que trata de temas como espiritualidade e negritude e é responsável por trazer a Soul Music para o Brasil. Além disso, outro ponto também chama atenção em suas músicas: a repetição. Durante o processo de criação, muitas vezes, Tim Maia aproveitava alguma base ou melodia para criar uma canção nova, o que é algo singular na canção popular brasileira. Esse fato nunca foi mencionado em trabalhos acadêmicos, biografias ou sites e blogs de fãs; portanto, esse trabalho tem como objetivo analisar como as repetições acontecem em três canções diferentes de sua obra que utilizam a mesma base: “Brother, Father, Sisterand Mother” (1976), “Ninguém Gosta de se Sentir Só” (1982) e “Brother, Father, Sisterand Mother (1986). Cada uma delas foi analisada conforme os debates que suscitam, como, por exemplo, a questão da identidade negra no Brasil, a relação de Tim Maia com a indústria cultural e o limite entre uma versão e uma canção nova. Essa pesquisa também busca identificar o que isso significa em relação à sua dicção e à consolidação da indústria cultural no Brasil. Por meio dessas análises, foi possível perceber que Tim Maia não entendia sua obra como terminada e a mantinha em constante revisão e atualização.