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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A DISCIPLINA DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O INCREMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM IES PRIVADA

Autores:
Marcus Vinícius Barbosa (FASF - Faculdade Sul Fluminense)

Resumo:

O presente material tem por objetivo descrever um paralelo entre a implantação da disciplina de Interpretação e Produção Textual no âmbito do Curso de Administração de uma IES privada na região Sul do Estado do Rio de Janeiro, considerando a necessidade de desenvolver melhor capacidade prática para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso, bem como a necessidade do discente em desenvolver melhores produtos finais de sua atividade de conclusão. Entende-se que o caráter (trans)formador da Ensino Superior, balizado pelas atuais políticas educacionais, em especial as voltadas ao ensino fundamental e médio, de fato não privilegiam o desenvolvimento de habilidades de escrita por parte do alunado, sendo legado às IES, em especial as privadas, o desafio de criar alternativas para desenvolvimento de habilidades de escrita para elaboração do trabalho em tela. Assim, parte-se do questionamento sobre a relevância da criação de uma disciplina com foco na produção de textos científicos. Como objetivo, busca-se traçar um paralelo, a partir do ano de 2015, entre as propostas desenvolvidas e a elevação da produção científica no curso. Metodologicamente, o trabalho se pauta por um trabalho de caráter exploratório e descritivo, considerando o entendimento de Gil (2009), ressaltando que a atividade, na Administração debruça-se com foco em resultados e voltados à prática, segundo Alyrio (2009). Como resultados finais, se apresenta a exposição das atividades desenvolvidas pelo discente responsável, além dos ganhos de produtividade científica apresentadas no Curso de Administração da referida IES.


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