Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Caixa Surpresa: O lado lúdico de ensinar e aprender em POLH

Autores:
Tatiana Feijó Brandăo ()

Resumo:

Ensinar à uma criança uma língua que ela não está muito habituada, mesmo que ela já tenha uma familiaridade, é algo desafiador.

Aprender outra língua, diferente daquela falada no seu dia a dia, para a criança, pode ser algo exaustivo e por vezes pouco interessante.

A ludicidade faz parte de um período muito importante da vida da criança. O brincar desenvolve o cognitivo e o social favorecendo o aprendizado da leitura e da escrita, assim como a fala, logicamente.

Santos (2001, p.15) observa que “ a educação pela via da ludicidade propõe-se a uma nova postura existencial, cujo paradigma é um novo sistema de aprender brincando inspirado numa concepção de educação para além da instrução”.

Pensando nesses aspectos, foi desenvolvido na Linguarte, um projeto lúdico de ensino e aprendizagem: a caixa surpresa com o objetivo de estimular a linguagem oral, a criatividade e a interação.

Através desse projeto, queremos mostrar como essa brincadeira pode ser usada nas aulas do professor de POLH e como a criança pode ser beneficiada na aquisição de um vocabulário mais rico na sua Língua de Herança, trazendo resultados que podem, inclusive, ajudar a desenvolver novos projetos de Língua de Herança.

 

Referências Bibliográficas:

Prime Cursos. Apostila do curso de introdução à alfabetização infantil.

Santos, Santa Marli Pires dos (org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.