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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ensino da alfabetização na perspectiva da consciência fonológica

Autores:
Alvanira Lucia de Barros (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo:

O trabalho de ensino com a aquisição da leitura e da escrita de Língua Portuguesa diz respeito a uma área complexa e importante por tratar-se da fase em que o estudante descortina o mundo da escrita, em contraponto com a oralidade. E sendo a escrita um domínio complexo, é nesta fase que reside os baixos índices de insucesso escolar conforme apontam pesquisas da Unesco (2006), PROALFA (2010) e PNAIC (BRASIL, 2013). Este texto tem como finalidade refletir sobre o ensino da alfabetização na fase inicial escolar, bem como a experiência de professores de Língua Portuguesa em sala de aula de alfabetização. E, descrever resultados de pesquisas desenvolvidas por professores (CAXIAS, 2015; BERNARDELLI, 2015) durante a realização do Metrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, voltadas para o processo de aquisição da escrita e a consciência fonológica, além dos dados de questionários aplicados junto aos professores no início e término do desenvolvimento da pesquisa. Este trabalho é embasado teoricamente em pesquisas de Alves (2009), Bortoni-Ricardo (2011), Bortoni-Ricardo et. al (2012), Cagliari (2009), Capovilla e Capovilla (2010-2011), Hora (2012), Mollica (2003), Morais (2012), Lemle (1991), PNAIC (BRASIL, 2012-2013), Santos (2011), dentre outros. Os resultados apontam que o avanço do processo de reflexão e manipulação dos constituintes sonoros da língua são fatores essenciais para a aquisição da língua escrita em consonância ao acompanhamento das necessidades dos alunos, por parte dos professores. Além disso, os estudos teóricos realizados, por parte dos professores, foram decisivos para uma prática mais consistente no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa, em mais especificamente a alfabetização.