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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


OS GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS COMO OBJETO DE ENSINO: UMA PROPOSTA PARA A AÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Autores:
Erislândia Rejane de Sá (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Rose Maria Leite de Oliveira (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)

Resumo:

Esta pesquisa tem como foco primordial uma discussão a respeito do ensino/aprendizagem da modalidade oral, nas aulas de Língua Portuguesa, no nível fundamental de escolarização. A partir de importantes questionamentos em torno das práticas com os textos orais enquanto objeto de ensino, definimos como objetivo geral averiguar e discutir se e como são abordados os gêneros discursivos orais nas práticas docentes de língua materna e viabilizar uma proposta de intervenção fundamentada no trabalho com os gêneros discursivos orais, centrada na fala do aluno, concebendo a linguagem oral como prática dialógica/informativa. Os sujeitos considerados, no âmbito desta pesquisa, são três professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal da cidade de Pombal-PB. Para o levantamento dos dados, realizamos a aplicação de questionário que nos possibilitou interrogar o docente a respeito da sua formação profissional e práticas de sala de aula, cujas enunciações nos permitiram reconhecer as concepções teóricas adotadas, quanto aos gêneros discursivos orais, língua e linguagem, perspectivas de ensino e procedimentos didáticos metodológicos com foco no eixo da modalidade oral da língua. Como base teórica essa investigação está subsidiada pela linguística aplicada contemporânea, a partir de teorias que possuem como ponto de interseção a perspectiva enunciativa de estudos da linguagem. Nesse sentido, a pesquisa aqui empreendida se assenta no rol dos estudos qualitativos, concretizados em Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores, de esfera nacional, se alicerça nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, PCN, 1998), os quais contemplam diretrizes voltadas para a prática da oralidade, no Ensino Fundamental, e assinala para a perspectiva de que é exequível construir ações didáticas que considerem a sistematização/didatização dos gêneros orais nas aulas de língua materna.

 


Agência de fomento:
CAPES