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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E A LEI 10.639/03 - DISCURSOS E PRÁTICAS

Autores:
Manuela Brito Tiburtino Camata (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo:

Este estudo aborda a formação de professores de Língua Portuguesa, com vistas à implementação da História e Cultura da África e Afrobrasileira, conforme dispõe a Lei Federal nº 10.639/2003, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, no que tange à formação continuada dos profissionais da Educação Básica, no Ensino Médio. A Educação Básica no Brasil vem passando por discussões e colocando em debate novas práticas, novos conceitos, modelos e contextos e a nossa proposta é pensada a partir da busca pela efetivação de um currículo inovador, observando os discursos e as práticas que têm se constituído para as mudanças curriculares atuais. Apesar de várias propostas para o sistema educacional nas últimas décadas, buscamos verificar as políticas públicas estaduais voltadas à melhoria da qualidade da educação; o cumprimento de sua legislação e a prática docente significativa. Torna-se imprescindível questionar e destacar sobre o direito dos profissionais da educação à sua qualificação em seu próprio local de trabalho, sobretudo quando levantamos a questão étnico-racial, assim como as várias outras expressões da diversidade, tão em pauta atualmente. A metodologia constou de revisão bibliográfica de Irandé Antunes (2005; 2007; 2009) Paulo Freire (1974; 1980; 2009), Kabenguele Munanga (2005), Cleber Maciel (2016) e Milton Santos (2008), além da leitura da legislação; nossas fontes de investigação são os dados do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo — CEFOPE, criado pela Lei N° 10.149 (2013).