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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Gênero discursivo Meme: leitura e análise textual na concepção interacionista

Autores:
Regiane Cavalcanti Caldeira Rocha (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ)

Resumo:

Nossa comunicação vem apresentar a implementação de proposta de prática pedagógica desenvolvida no Profletras (UEM), que teve como foco a utilização de textos multimodais para o trabalho de leitura e análise textual, e no funcionamento da variação linguística na construção do gênero discursivo Meme. Buscamos adequar nossa pesquisa-ação ao ensino de novas formas de comunicação da hipermodernidade, promovendo o multiletramento do estudante (ROJO, 2015) e tem como embasamento a concepção interacionista da linguagem, na perspectiva teórica do gênero discursivo, conforme o círculo de Bakhtin (2003). Nossa proposta de atividade foi aplicada em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual paulista (Presidente Prudente/SP). Foram realizadas atividades de leitura e compreensão textual, que abordaram o gênero Meme, a partir de questionários de compreensão e interpretação dos textos, bem como registros em forma de “relato de aplicação”. Para a elaboração de uma metodologia de abordagem de leitura, partimos das discussões de Brait (2013, p. 53), que ressalta que “o visual e o verbal nascem ao mesmo tempo e constroem os sentidos, os efeitos de sentido juntos, desde o berço”. Com a aplicação das atividades de leitura com os memes, o que pretendemos com os estudantes envolvidos é: a) desenvolver a prática da leitura como apropriação dialógica para levá-los a analisar os elementos da língua no funcionamento da discursividade; b) a apropriação das particularidades da estrutura composicional do gênero Meme; c) o desenvolvimento do conceito de multiletramento por meio dos memes selecionados; e d) o reconhecimento do funcionamento da variação linguística na construção desse gênero. Nosso intuito foi o de que os estudantes pudessem desenvolver as habilidades de leitura na modalidade interacionista, conseguindo compreender o fenômeno da variação linguística como manifestação discursiva na esfera de circulação social do gênero em foco.


Agência de fomento:
CAPES