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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


INTERVENÇÃO DIDÁTICA: A CARTA DO LEITOR ARGUMENTATIVA COMO OBJETO/INSTRUMENTO DE ENSINO

Autores:
Luciana Teixeira da Silva Lima (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Resumo:

O presente trabalho traz um recorte de uma Dissertação defendida no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), sob a orientação da Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros. Ele justifica-se, em grande parte, pelas prescrições trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais  de  Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e pelas Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná, no que se refere à necessidade de um trabalho de cunho interacional, que tome os gêneros textuais como objetos de ensino na didatização da produção escrita, bem como nossa experiência como docente no ensino fundamental, que nos desafiava ao trabalho de uma prática de escrita mais eficiente. A pesquisa centrou-se na concepção de engenharia didática do ISD, aderindo a seus instrumentais didáticos para o ensino da produção escrita, a fim de validar a metodologia de ensino utilizada, sua pertinência para o contexto em foco, assim como o agir do professor ao se apropriar dos instrumentais inerentes a tal metodologia. O trabalho foi direcionado por um pesquisa-ação desenvolvida em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Cornélio Procópio-PR, da qual eramos professora regente. Para esta comunicação trazemos os resultados atingidos, bem como nossas considerações sobre a validade do processo interventivo bem como da metodologia utilizada.


Agência de fomento:
UENP