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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O livro ilustrado e a formação de leitores surdos.

Autores:
Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

A partir de uma metodologia de análise fundamentada na pesquisa-ação (BORTONI-RICARDO, 2008), propõe-se a apresentação de resultados de uma pesquisa, em andamento, sobre a formação de leitores surdos, a partir de um caso específico: o da leitura de livros de imagens. Analisaremos o impacto e as reflexões provocadas pela leitura de livros ilustrados em um grupo de seis surdos falantes de Libras como L1, matriculados em curso de licenciatura de Letras-Libras, em uma universidade pública federal. Para tanto, com base nas conceituações de Nikolajeva e Scott (2011) e Sophie Van der Linden (2011), consideramos como livro ilustrado aquele em que a imagem ocupa um espaço central, sendo fundamental para a construção dos significados da obra, enquanto artefato estético. Nele, texto escrito e texto visual encontram-se articulados na elaboração dos sentidos do livro. Pensar o livro ilustrado como elemento para o processo de formação de leitores surdos implica em desconstruir a visão da leitura do texto visual como algo natural e fácil, a prescindir de letramentos. A partir dessa premissa, pretende-se pensar caminhos para a leitura multimodal inerentes à recepção do livro ilustrado em leitores surdos, em torno de duas vias: a formação de graduandos surdos que possuam a língua portuguesa como segunda língua como leitores; e a reflexão sobre o papel da literatura em suas vidas, suscitada por este tipo de leitura. 

 

 


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