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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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AÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFAL NA MODALIADE EAD

Autores:
Aline da Silva Santos (IFAL - Instituto Federal de Alagoas)

Resumo:

Neste trabalho, refletimos sobre a atuação de professores do curso de Letras-Português a distância do Instituto Federal de Alagoas a partir de análises de fóruns de discussão. Devido a essa ferramenta ser amplamente utilizada no contexto da EaD, é lugar privilegiado de interação e formação no qual os alunos têm a possibilidade de apreender os conteúdos necessários para sua atuação como profissional a partir de práticas situadas de leitura e escrita, denominada letramento (STREET, 1984). Assim, buscamos identificar a forma como os fóruns de discussão são utilizados em componentes curriculares do curso analisado, identificndo as implicações oriundas da forma como eles são utilizados. Para isso, adotamos a pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista (MOITA LOPES, 1996), porque nessa abordagem há a possibilidade de adotarmos multimétodos de investigação (CHIZZOTI, 2008), entre os quais, os de cunho etnográfico. Foram sujeitos de pesquisa professores e alunos do 3º período curso de Letras-Português a distância do Instituo Federal de Alagoas, ofertado no segundo semestre de 2018, no polo Maceió, de acordo com o calendário acadêmico do curso. Foi analisado um total de 06 disciplinas, portanto, seis professores, 06 tutores e 30 alunos. A teoria adotada para este estudo baseou-se em estudos de Moore & Kearsley (2007), Bruno & Hessel (2007) e Batista (2006, 2013), sobre fóruns de discussão, e Street (1984) e Barton e Hamilton (2000), sobre letramento. Os resultados preliminares têm apontado que os fóruns são utilizados apenas como repositório de atividades, não privilegiando suas potencialidades como um espaço de interações para a construção do conhecimento.