Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


CONCEIÇÃO EVARISTO, A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA DESTERRITORIALIZADA DO MEIO URBANO E AS VOZES LITERÁRIAS QUE ECOAM EM “PONCIÁ VICÊNCIO”

Autores:
Ana Luiza Nascimento Alves (UNIP - Universidade Paulista ) ; Naimi Alves Neto (UNIP - Universidade Paulista )

Resumo:

CONCEIÇÃO EVARISTO, A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA DESTERRITORIALIZADA DO MEIO URBANO E AS VOZES LITERÁRIAS QUE ECOAM EM “PONCIÁ VICÊNCIO”

 

 

 

Ana Luíza Nascimento Alves (UNIP)

Naimi Alves Neto (UNIP co-autora)

Juliana Carvalho Barros (Profa. Orientadora – UNIP)

 

A presente pesquisa tem como ponto central o interesse pelas questões de representatividade e visibilidade de escritoras contemporâneas que, durante um longo período, não foram reconhecidas da forma que mereciam, justamente por questões ligadas às condições sociais, étnicas e de gênero. A importância histórica, social e cultural da ascensão dessas vozes literárias é inegável como ponto de partida para o encorajamento e a abertura de espaços e possibilidades às novas gerações literárias.O foco de nossas investigações centrar-se-á em Conceição Evaristo, uma das principais vozes da literatura afro-brasileira, mestre em literatura pela PUC – Rio doutora em literatura comparada pela UFF e autora de diversas obras que possuem como enfoque a condição da mulher negra. Iniciou sua vida autoral em fins da década de 90 e permanece produzindo ainda hoje. Para tanto, a proposta é fazer uma análise literáriade uma das obras mais consagradas da autora “Ponciá Vicêncio”, e a partir da análise, traçar a reconstrução da identidade da mulher negra, que em busca de novas e melhores perspectivas de vida é marginalizada e deslocada. Para a realização da análise utilizaremos como referências teóricas Judith Butler, Djamila Ribeiro e Regina Dalcastagnè.

 

Palavras chaves: Conceição Evaristo. Mulher negra na literatura. Identidade da mulher negra. Minorias. Vozes em ascensão.