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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Aspectos ocultos no ensino de escrita em contexto pré-vestibular

Autores:
Marcela Franco Fossey (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

Neste trabalho, analiso práticas de letramentos características de cursos preparatórios para o vestibular, especificamente aqueles que se dedicam ao ensino da redação, com o objetivo indicar aspectos que não são explicitados aos pré-vestibulandos e que podem ser caracterizados como aspectos ocultos, nos termos de Street (2009). Para tanto, analiso um corpus composto por um conjunto de materiais didáticos produzidos por um tradicional sistema de ensino que inclui cursos pré-vestibulares. Mais especificamente, busco, com as análises, apontar como as instruções sobre como o aluno deve elaborar seu texto, que supostamente têm por base o que cada processo seletivo enfocado valoriza, são, frequentemente, pouco explícitas no que diz respeito a aspectos fundamentais tanto do ensino de escrita de modo geral quanto dos critérios que as instituições empregam para avaliar os textos produzidos em seus vestibulares. A hipótese que fundamenta esta pesquisa é a de que as provas de redação, em decorrência de seu traço essencialmente técnico (Huot, 2002), contribuem para consolidação de aspectos ocultos nas práticas de ensino de escrita que motivam. Assim, a análise proposta busca descrever um modo de funcionamento do ensino de escrita nesse contexto e contribuir para a literatura que vem refletindo, desde a reintrodução das provas de escrita nos vestibulares nacionais, sobre os efeitos que essas provas têm nas práticas de letramento escolares.


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