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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Reflexões semânticas sobre o ensino de língua portuguesa: pronomes indefinidos como quantificadores

Autores:
Rivanildo da Silva Borges (UESPI - Universidade Estadual do Piauí)

Resumo:

O presente trabalho apresenta a noção de quantificação como subsídio ao estudo dos pronomes indefinidos no ensino de Língua Portuguesa. A questão que buscamos responder é: como uma reflexão semântica, ausente tradicionalmente, na definição e no ensino dos chamados pronomes indefinidos influencia o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental? Tradicionalmente, a definição de pronome indefino refere-se a questões morfossintáticas ou discursivas, nunca se referindo à semântica desses termos, os quais, na semântica lógica, são encarados como quantificadores. Defendemos que a fragilidade nos critérios de agrupamento dos chamados pronomes indefinidos no ensino de Língua Portuguesa gera problemas no que respeita à análise e ao uso de expressões quantificadas por alunos do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é analisar o estudo dos pronomes indefinidos, seus critérios e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Especificamente, objetivamos discutir a definição, o agrupamento e a abordagem dos pronomes indefinidos em manuais didáticos e em outros materiais utilizados no ensino básico e apresentar a noção de quantificação como fundamento semântico para uma análise linguística dos chamados pronomes indefinidos. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, de materiais didáticos como Cereja & Magalhães (2014) e Patrocínio (2014); de gramáticas descritivas, como Perini (2010) e Bechara (2015); e, principalmente, de pesquisas em semântica, como Chierchia (2003), Müller (2003), Frege (2009), Oliveira et al. (2012), Basso (2013) entre outros. Percebemos com essa discussão que aquilo que a tradição gramatical trata como pronomes indefinidos, considerando exclusivamente sua morfossintaxe, são expressões que realizam operações lógicas fundamentais nas sentenças de uma língua. A reflexão sobre essas operações é imprescindível para um ensino eficiente e que leve os alunos a uma análise linguística norteada por princípios de natureza lógica e semântica, bem como oportuniza um trabalho interdisciplinar com a matemática nas aulas de língua portuguesa.