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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE CENTRAL DE TEXTOS DO GÊNERO CARTA ABERTA

Autores:
Sâmia Leticia Cardoso dos Santos (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ)

Resumo:

A presente pesquisa tem como embasamento Rhetorical Structure Theory (doravante RST), teoria funcionalista cujos objetivos são estudar e descrever a organização dos textos, considerando que as relações entre suas partes são responsáveis por sua coerência (MANN; THOMPSON, 1988; MATTHIESSEN; THOMPSON, 1988; MANN et al., 1992). Para a RST, o texto apresenta proposições implícitas que surgem das relações que se estabelecem estre as partes do texto, recebem diversos nomes, como “proposições relacionais”, “relações discursivas”, “relações de coerência” ou “relações retóricas” (TOBOADA, 2009, p. 127).  Essas relações permeiam todo o texto, desde as porções maiores (macroestrutura) até as relações estabelecidas entre duas orações (microestrutura) e auxiliam a dar coerência ao texto (MANN; THOMPSON, 1983). No processo de anotação das relações retóricas a identificação da UC do texto é um passo fundamental. Portanto, este trabalho, orientado pelo professor Doutor Juliano Desiderato Antonio, investigou os critérios para identificação da unidade central (doravante UC) em textos do gênero carta aberta produzidos por candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá. Esta pesquisa revela-se importante, pois contribui para o desenvolvimento de aplicações de avaliação automática de textos, bem como para a criação de materiais para formação das bancas e de manuais de produção textual para os alunos do ensino médio. Ao observar a posição da UC de cada texto do córpus, constatou-se que a maioria das cartas abertas, as UCs ocorrem na conclusão do núcleo da carta, já que antes da ideia central do texto, apresenta-se um fundo o qual convença o leitor a aceitar a tese defendida. Outros critérios de identificação das UCs também foram analisados, como o uso de alguns verbos e substantivos os quais corroboraram para assegurar que o comando da proposta de redação fosse atendido.

 


Agência de fomento:
CNPq