Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Reflexões a Respeito do Discurso Escravocrata Presente na Escravidão Histórica e na Obra Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick

Autores:
Cissa Hariel Sousa Nogueira (UFRR - Universidade Federal de Roraima)

Resumo:

A escravidão é praticada desde as primeiras comunidades humanas. No início, era relacionada ao selvagem, mas comunidades civilizadas passaram a praticar a escravidão. Na Idade média, a escravidão desapareceu no ocidente, voltando apenas no período colonial. Só então ela começou a ser vinculada à cor. Os negros eram arrancados de suas nações e explorados pelo homem branco europeu, que destruía a cultura e a identidade do negro. Mesmo oficialmente abolida em todo o mundo, ainda existem resquícios da escravidão na sociedade.

O romance Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? é uma distopia escrita por Philip K. Dick e publicada em 1968. Ela é considerada um clássico do Cyberpunk. A história se passa no ano de 1992, um futuro pós-apocalíptico, no qual a terra está tentando se recuperar da Guerra Mundial Terminus, que devastou todo o planeta, tornando-o inabitável para diversas espécies e extremamente prejudicial para a saúde humana. Tentando fugir da destruição da Terra, muitos humanos migram para planetas-colônia e ganham escravos androides, robôs humanoides produzidos em laboratório, com características físicas, intelectuais e psicológicas idênticas às humanas.

A obra de Philip K. Dick ilustra uma sociedade com escravos. Mesmo reconhecendo os androides como seres orgânicos e idênticos aos humanos, os humanos insistem em tratá-los como criaturas inferiores, uma característica fundamental da escravidão. A proposta deste trabalho é analisar a sociedade descrita na obra Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? e fazer um estudo comparativo com a escravidão histórica, para compreender o que leva uma comunidade a escravizar outra, os mecanismos de manutenção e as consequências desses regimes. Nosso trabalho visa apresentar as conclusões do projeto de pesquisa de Iniciação Científica iniciado na disciplina Teoria da Literatura II, na Universidade Federal de Roraima.