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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EVENTOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO DO PIBID: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS LETRAMENTOS DO PROFESSOR

Autores:
Antonia Sueli da Silva Gomes Temoteo (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo:

O Letramento do professor em seu local de trabalho está diretamente relacionado a um conjunto de práticas sociais que se desenvolvem nos contextos de formação de professores, mais especificamente na formação continuada, entendida como um processo formativo resultante do acompanhamento sistemático das atividades realizadas em seu cotidiano escolar. Partindo desse entendimento, e considerando que o PIBID possibilita ao professor supervisor inserir-se num processo de formação continuada, este trabalho visa a discutir o conceito de Letramento do professor em seu local de trabalho e a identificar os eventos e práticas de letramento que ocorrem no contexto do Programa e que resultam na ressignificação de suas práticas. Para essa finalidade, foram analisados relatórios de quatro supervisores e de um coordenador de área de um subprojeto PIBID/Letras-Língua Portuguesa, referentes aos semestres 2016.1 e 2016.2, como também uma entrevista semiestruturada, com eles realizada. Com base nos estudos de Kleiman (2008), que trata do letramento do professor em seu local de trabalho; Heath (1982, 1983), que discorre sobre eventos de letramento; Street (1988) e Barton e Hamilton (2004), sobre as práticas de letramento, analisou-se os eventos e as práticas de letramento identificados nas atividades realizadas e como essas se refletem nas vivências dos docentes participantes, a partir das (re)significações que conseguem construir do que vivenciam, nesse contexto. Os resultados apontados, nesta análise, encaminham-se para o entendimento de que os letramentos do professor, possibilitados pelo PIBID, se explicam pelo reconhecimento das várias aprendizagens que se verificam no contexto do Programa, as quais resultam da apropriação de conceitos, da transposição didática e das interações construídas na relação entre os pares, no entorno da escola e da universidade.