Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Ó Terezinha, Ó Terezinha: Atenção conjunta e o programa de auditório do apresentador Chacrinha

Autores:
Maria Lígiaramos Bezerra Cavalcanti (UNICAP- UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - Maria Lígia Ramos Bezerra Cavalcanti)

Resumo:

Ó TEREZINHA, Ó TEREZINHA: A ATENÇÃO CONJUNTA E O PROGRAMA DE AUDITÓRIO DO APRESENTADOR CHACRINHA.

 

Resumo: A Teoria da Atenção Conjunta é definida como sendo a habilidade da criança e do adulto em compartilhar sua atenção para uma entidade externa, objeto material, evento ou uma ação, dentro da mesma perspectiva de interesse mútuo numa relação triangular. Nesse estudo serão abordados os diálogos teóricos de,Tomasselo(1995;2003); Bruner(1975;1983)Eilan(2005);Diessel(2006) e Costa Filho(2011) através de seus manuais de dissertações e teses com bebês no período de Aquisição da linguagem mediada por seus aspectos multimodais sobre a Atenção Conjunta. Esta pesquisa tem a intenção de mostrar que a Atenção Conjunta pode ser relevante entre adultos, sabendo-se que grande parte dos estudos que abordam esse tema voltam-se para a tenra idade. Dessa feita, levantamos através de uma análise o programa de auditório do apresentador Chacrinha, denominado O Cassino do Chacrinha, exibido pela Rede Globo, nas tardes de sábado, na década de 80. Teremos como objeto de estudo o Chacrinha, considerado, na época, o maior comunicador da televisão brasileira , por sua linguagem rica em irreverência, humor ,alegria e que alcançava todas as classes sociais. A análise será feita por meio de uma transcrição audiovisual da prosódia e dos gestos no momento em que se instala a Atenção Conjunta entre o Chacrinha, outro sujeito e o auditório na relação triádica como elemento essencial para que haja a Atenção Conjunta propriamente dita.

 

Palavras-chaves : Atenção Conjunta, Tomasselo, Olhar Compartilhado, Chacrinha


Agência de fomento:
Financiado pela Caps