Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


ARTIFÍCIOS DOS MULTILETRAMENTOS: DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DIGITAL

Autores:
Josue de Sousa Mendes (IFB - Instituto Federal de Brasília)

Resumo:

O uso cuidadoso das competências e habilidades de leitura e escrita já é realidade no cotidiano de todos os estudantes do IFB, no entanto é necessário incorporar novas abordagens para que esses alunos trabalhem variados modos de recepção dos textos a que têm acesso, utilizando-se a perspectiva dos multiletramentos. Este projeto tem por finalidade a construção de artifícios dos multiletramentos para o desenvolvimento de plataforma digital dirigida aos alunos do IFB, em especial dos campi Brasília e Taguatinga, a partir da leitura, releitura, escrita, reescrita e posicionamento crítico de gêneros textuais diversos, com vistas à ampliação dessas competências e habilidades, além da compreensão desse sujeito leitor/autor diante de si e do mundo em que vive. A metodologia ativará as “cirandas dialógicas” como dinâmica efetiva de leitura, na construção dos sentidos dos textos, realizada pelos leitores em eventos dialógicos, envolvendo momentos de leitura e oficinas de escrita e reescrita, de forma oral, impressa e digital. Após a escolha dos textos, o aluno faz as leituras, com mediação do professor; em seguida, utilizando técnicas variadas como a do “livro-jogo”, desenvolve percursos de leitura que serão validados pelos outros alunos participantes do projeto; uma vez validados os percursos, especialistas ensinam esses alunos a migrarem suas ideias para os artifícios digitais dos multiletramentos (aplicativos, jogos, labirintos, plataforma etc), que também precisam passar pelo processo de validação; por fim, todas as versões digitais validadas comporão um portal de publicação: galeria e repositório de ideias criativas de leitura, releitura, escrita, reescrita e produções críticas.


Agência de fomento:
IFB