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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Desenvolvendo competências por meio de documentários

Autores:
Natália P Trevisan (PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica)

Resumo:

O conceito de multiletramentos acrescenta às práticas letradas tradicionais, novas formas de produção e recepção de informações.  O aluno de hoje precisa ser inserido nas novas práticas sociais por meio das distintas linguagens para que se torne cidadão participativo do mundo globalizado. Este trabalho tem por objetivo compreender as competências  contempladas por meio da utilização de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa, em especial, o gênero documentário. Será realizada uma análise documental de um projeto “Mostra de Cinema” realizado em uma escola municipal, em quatro nonos anos do E. Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa no segundo semestre de 2018. O projeto teve a duração de um bimestre e foi escolhido porque ele é um exemplo de metodologia ativa que teve aplicabilidade em escola pública, com poucos recursos e pode ser replicado em diferentes contextos com múltiplos objetivos. A análise do projeto escrito tem como objetivo pensar as práticas pedagógicas por ele suscitadas.  A interpretação dos dados se apoiará no respaldo teórico norteado pela teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin e o sociointeracionismo.  Na produção do gênero documentário é mobilizada uma posição dialógica dos sujeitos que compartilham visões de mundo e possibilita atuar por meio dele. A educação deve favorecer práticas de linguagem que possibilitem a construção de ações sociais que se darão por meio dos gêneros discursivos oportunizados pela sala de aula. O uso desse gênero requer que professor e aluno promovam ações e reflexões sobre o mundo, possibilitando atuar nele e se constituam nesse processo.