PESQUISA SEMÂNTICA DE UNIDADES LÉXICAS HOMÔNIMAS E POLISSÊMICAS PARA O CONTEXTO DA LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA | Autores: Renato Rodrigues Pereira (UFMS/CPTL - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas) |
Resumo: Definir unidades léxicas (UL) como casos de homonímia ou de polissemia no processo de elaboração de dicionários costuma ser uma tarefa que exige especial atenção. Muitos são os critérios, o que demanda, por parte do pesquisador/lexicógrafo, importante reflexão sobre qual ou quais critérios adotar. A homonímia, em termos gerais, é um fenômeno linguístico que acontece quando uma UL possui mesma grafia, mesma pronúncia e dois ou mais significados que se distanciam completamente. Ou, grafia diferente, mesma pronúncia e mais de um significado que também são divergentes semanticamente. A polissemia, por sua vez, acontece quando para uma mesma UL temos dois ou mais significados que mantêm alguma relação de sentido. No âmbito da Lexicografia mais tradicional, a definição de homonímia perpassa por caminhos investigativos de natureza diacrônica. Já no cenário dos estudos lexicográficos mais modernos, sobretudo na vertente da Lexicografia Pedagógica (LEXPED), pesquisadores da área têm optado por investigações de natureza sincrônica. Nesse último contexto, apresentamos um recorte do estudo que realizamos sobre valores semânticos de UL homônimas e polissêmicas, com o objetivo de verificar, numa perspectiva sincrônica, como se dá a distinção semântica entre essas categorias de palavras por um falante da língua portuguesa. Ao orientarmo-nos por princípios teóricos e metodológicos da Lexicologia e da LEXPED, apresentamos resultados da pesquisa empírica que realizamos (PEREIRA, 2018) e (PEREIRA e BAZAN, 2018) e demonstramos a possibilidade de considerar a abordagem sincrônica para a definição de UL homônimas no processo de inventário a candidatos a homônimos para comporem a nomenclatura de dicionários pedagógicos.
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