Práticas de letramento na educação hospitalar: uma descrição de eventos possíveis. | Autores: Itamara Peters (SEED - UENP - Itamara Peters) |
Resumo: Resumo: o presente trabalho visa descrever os resultados de um projeto de letramento desenvolvido com adolescentes que frequentam a hemodiálise do Hospital Pequeno Príncipe. O projeto foi elaborado a partir dos estudos sobre letramentos desenvolvidos na dissertação, trata-se de uma aplicação da proposta trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cuja finalidade foi investigar as práticas de letramento escolar realizadas no SAREH e produzir orientações para subsidiar a área de códigos e linguagem desse programa. A análise aqui apresentada toma como base os estudos desenvolvidos sobre letramentos e saúde conjugando as necessidades de aprendizagem dos estudantes e as possibilidades de aprendizagem que o contexto possibilita, tem como objetivo descrever o resultado dos eventos de letramento que ocorreram na sala de hemodiálise, a partir das relações entre teoria desenvolvida e prática docente. Toma-se como base teórica para este estudo as referências de letramento (SOARES, 2004; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2015; MOLLICA, 2012; STREET, 2014; entre outros), os estudos sobre escolarização e educação hospitalar (FONSECA, 1999, 2008; PAULA, 2004, 2010; CARREIRA, 2016; PETERS, 2016) e os estudos sobre educação em saúde (CHACON e MARIN, 2012; RANGEL, 2009). A partir da realização das atividades com os estudantes observa-se que o processo de letramento é essencial quando tratamos das questões de saúde. Além disso, podemos observar que os estudos sobre o modo de organização das aulas de língua portuguesa pensadas a partir dos letramentos trazem resultados efetivos sobre as questões de leitura, escrita e oralidade e proporcionam melhor adesão ao tratamento e rotina alimentar imposta com o tratamento de saúde.
Agência de fomento: CAPES |
|