PROJETOS DE LETRAMENTO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO | Autores: José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI - Universidade Federal do Piauí) |
Resumo: O Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano/UFPI desenvolve projetos de letramento, com foco no desenvolvimento das habilidades letradas orais e escritas, baseados nos conceitos dos Novos Estudos do Letramento e de prática social (BARTON, 2007; FAIRCLOUGH, 2003; STREET, 2014; BATISTA JR, SATO E MELO, 2018). Neste trabalho, apresentamos os sete projetos desenvolvidos, anualmente, nas seis turmas de Ensino Médio: Pipoca Cultural, Leitura em Cena, Quer Que Eu Desenhe?, Polêmicas em Debate, Ação Legal, Cais Cultural e Oficina LPT. A metodologia adotada nos sete projetos compreendeu a vivência de novas práticas e experiências nas quais os estudantes assumiram papeis protagonistas, que compreendiam a reconstrução identitária dos mesmos. As atividades de leitura, discussão de textos; elaboração, correção e reescrita de diferentes gêneros textuais (sinopse, resenha, contos digitais, infográfico, debate regrado, cartaz, folder, reportagem, entrevista, dicas, editorial), criação de canal no YouTubee perfis no Facebook,Instagram e WhatsApp; realização de enquetes; apresentação e publicação das atividades nas redes sociais; e avaliação (oral e escrita) dos projetos permearam as atividades propostas. Os resultados apontam para o incremento da aprendizagem e do desenvolvimento da autonomia argumentativa e de atuação social. Desta forma, percebemos a produtividade de se promover nas aulas de Língua Portuguesa os usos sociais da leitura e da escrita, bem como das tecnologias digitais que fazem parte da vida cotidiana dos alunos. Igualmente, os resultados também demonstram a melhoria no desempenho dos discentes, sua maior proficiência de leitura e escrita de forma prática e crítica.
Agência de fomento: CNPq |
|