A PRODUÇÃO DE MICRODOCUMENTÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A OBSERVAÇÃO DA INTERFACE ENTRE ORALIDADE E ESCRITA EM TEXTOS MULTIMODAIS | Autores: Gisane Márcia Carvalho Dinnouti (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: O presente trabalho tem por proposta observar a utilização da mídia digital na produção de textos orais e escritos em língua portuguesa, no intuito de favorecer o multiletramento. O embasamento teórico faz-se a partir da concepção de texto de Marcuschi (2008) e conceito de multiletramento na perspectiva de Rojo (2013) entre outros. Metodologicamente, selecionamos o gênero “microdocumentário” – produções audiovisuais de curta duração baseadas em pesquisa temática - para o trabalho com os alunos de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Campinas. Desenvolvemos um conjunto de atividades em forma de sequência didática (SD) com o objetivo de aproximar os alunos do gênero textual documentário e dos textos orais e escritos usados em sua elaboração, como: entrevistas, depoimentos, imagens, cartas, e documentos oficiais. Durante a aplicação da SD, os alunos foram incentivados a elaborar, em equipes, os roteiros dos documentários abordando algum aspecto do tema: “Nossa escola, histórias de ontem e hoje”. Como corpora para análise da interface entre a oralidade e escrita, observamos a produção discente nas seguintes etapas do trabalho pedagógico: “elaboração das questões e realização de entrevistas”, “roteirização do documentário” e “microdocumentários”. Os resultados da análise apontam o continuum existente entre oralidade e escrita nas produções discentes e a necessidade de reflexão sobre questões de verbo-visualidade nos textos digitais multimodais. Dessa forma, a utilização de mídia digital permite o trabalho com diferentes linguagens e coloca-se como desafio contemporâneo para professores e alunos nas aulas de Língua Portuguesa.
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