O ensino de português brasileiro para fins acadêmicos em plataformas digitais | Autores: Aline Jéssica Antunes (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) |
Resumo: O ensino de português como língua adicional (PLA), que inicialmente foi disseminado com fins empresariais, hoje toma proporções muito maiores e diretamente ligadas ao contexto acadêmico. Sua influência se dá no processo de internacionalização de Instituições de Ensino Superior, que visam atrair estudantes de outros países para os seus cursos de graduação e pós-graduação. Nesse contexto, este trabalho pretende apresentar os resultados parciais de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo é elaborar um curso de português brasileiro como língua adicional para fins acadêmicos que possa se tornar um Massive Open Online Course (MOOC), a fim de proporcionar aprendizagem de língua e de cultura brasileira, por meio da interconectividade multicultural. Os conceitos basilares da pesquisa em questão são pioneiramente abordados pelo linguista Geoffrey Leech (1983), que cede os créditos das nomenclaturas à Jenny Thomas: a sociopragmática e a pragmalinguística, que seriam, respectivamente, o uso de expressões em determinadas situações e os recursos linguísticos necessários para essas adequações contextuais. Para a melhor adaptação do material didático ao público-alvo, será feita uma pesquisa entre os estudantes internacionais em mobilidade acadêmica na PUCRS para verificação dos tópicos de aprendizagem de línguas adicionais sobre os quais os alunos identificam suas maiores fragilidades. Espera-se que, com este projeto, a universidade possa avançar mais um passo rumo ao fortalecimento de um ambiente plural e multifacetado, características intrinsecamente internacionais, bem como ampliar a visão sobre o PLA em contexto acadêmico.
Agência de fomento: Capes |
|